CONTEÚDO: VOLUME 1
1) HISTÓRIA E DEFINIÇÕES
a) Breve resumo da história do teclado eletrônico
b) Os tipos de Teclado:
-Sintetizadores
-Workstations
- Teclados
- Pianos Digitais
- Controladores
c) Principais marcas
2) FUNÇÕES DO TECLADO ELETRÔNICO
-Voice, Style, Fingered, Single Finger, Casio Chord, Start, Stop,
Fill-in, One Touch.
3) PRIMEIROS PASSOS
a) Notas musicais – Exercício para
memorização das ordens e definição de oitava
b) Notas no teclado
c) Numeração dos dedos e exercício para mão direita e esquerda
d) Enfoque dos problemas iniciais (posição e articulação correta
dos dedos, posição do braço e antebraço e outros)
e) Definição de Acordes e Cifras
f) Acordes de Dó Maior e Sol Maior
CONTEÚDO ABORDADO: VOLUME 2
1)TEORIA MUSICAL BÁSICA 1
a) Definição de música
b) Partes da música e características do som
c) Definição de Pauta ou Pentagrama
d) Definição geral de clave
e) Definição e leitura da pauta na clave de sol
f) Linhas e Espaços Suplementares
2) PRIMEIRA MUSICA: HINO À ALEGRIA – BEETHOVEN
3)TEORIA MUSICAL BÁSICA 2
a) Dó Central e Oitavas
b) Valores Musicais
c) Divisão Binária de Valores
d) Compassos Simples com denominador 4
e) Escrita da Pulsação
4)IDENTIFICAÇÃO DA PULSAÇÃO NOS RITMOS DO TECLADO
CONTEÚDO: VOLUME 3
1) TEORIA MUSICAL BÁSICA 2
a) Definição de Compasso
b) Fórmula de Compasso
c) Compassos Simples com denominador 4
d) Escrita da Pulsação
e)I dentificação da Pulsação nos ritmos do teclado sem pausas
2) SEGUNDA MÚSICA: MARRILY WE ROLL ALONG – TRADICIONAL
3) TEORIA MUSICAL BÁSICA 3
a) Ponto de Aumento Simples e Duplo
b) Ritornello
c) Casas de Repetição
5) TEORIA MUSICAL BÁSICA 4
a) Ligaduras
b) Ritmo Tético, Acéfalo e Anacrústico
c) Análise e execução de ritmo com pausas (semibreve, mínima e
semínima)
6) ACORDES DE FÁ MAIOR E SOL COM 7
CONTEÚDO: VOLUME 4
1) Quarta Música: When The Saints Go Marching In – Tradicional
2) Acorde de Lá menor – Encadeamento com Fá Maior
3) Quinta Música: Blowin’ In The Wind – Bob Dylan
4) Sexta Música: Can-Can - J. Offenbach
5) Teoria Musical Básica 5
a) Tom e Semitom
b) Acidentes
- Sustenido, Bemol, Bequadro.
c) Formação de acordes Maiores, Menores e Dominantes
d) Análise execução de ritmo em colcheias
CONTEÚDO: VOLUME 5
1) Sétima Música: Cai, cai balão – Folclore Brasileiro
2)Teoria Musical Básica 6
Tipos de acidentes
a) Fixo
b) Precaução
c) Ocorrente
3) Acorde de Ré menor e Mi menor
Encadeamento Dm – G7 e Em – F
4)Oitava Música: Parabéns pra Você – M. Hills
5) Nona Música: My Heart Will Go On – J. Horner & W. Jenning
Encadeamentos: Am-G; G-Am; G-F; F-G
CONTEÚDO: VOLUME 6
1) Teoria Musical Básica 7
Sinais de abreviação
2) Acorde de Ré com 7 – encadeamento D7 – G
3) Décima Música: Over the Rainbow – H. Arlen
Encadeamentos novos: Am-Em; Am-Dm; D7-G
4) Décima Primeira Música: Yesterday – J. Lennon & P. McCartney
Acordes novos: E7 e D
5) Décima Segunda Música: California Dreamin – J. Philips & M.
Gillian
SOBRE PROFESSOR
Alan Gomes é pianista, arranjador e maestro, formado pela Universidade de Brasília. Estudou com músicos renomados no Brasil e no exterior, como Ian Guest (harmomia), Vittor Santos (arranjo), Claude Villarret (regência - Suíça), David Junker (regência), Cliff Korman (piano – E.U.A.), Leandro Braga (piano), Ademir Junior (improvisação), Nelson Faria (improvisação), entre outros.
Além disso, é formado nos cursos técnicos de piano erudito, órgão eletrônico, teclado, harmonia, história da música, música popular e folclórica, teoria e percepção musical, música de câmara e canto coral pelo Instituto de Música do DF e Escola de Música de Brasília. Em estudos paralelos, é bacharel em Estatística, também pela Universidade de Brasília, com pós-graduação em Matemática, pela Universidade Gama Filho.
Atuou durante nove anos na Orquestra de Orgãos e Teclados de Brasília, como regente, solista e arranjador, apresentando diversos concertos e montagens, como os musicais “A Bela e a Fera”, “O Fantasma da Ópera”, “Fame”, “Evita”, “Cats”, entre outros. Também desenvolveu trabalhos com diversos corais, dentre os quais se destacam: Coral das Faculdades ICESP, Coral da Associação Médica de Brasília – AMB, Coral Vozes da Justiça – Ministério da Justiça, e Coral Ecumênico do Templo da Boa Vontade (LBV).
Atualmente trabalha também na área de produção musical, desenvolvendo projetos com artistas da cidade, é professor de diversas instituições, além de atuar como pianista de grupos instrumentais de jazz e mpb.